Projeto Pedagógico do Curso

 PERFIL DO PROFISSIONAL

 

O profissional egresso do Curso de Graduação em Engenharia de Pesca deverá ter uma atuação generalista, com sólidos conhecimentos científicos e tecnológicos no campo da Engenharia de Pesca; deverá estar dotado de uma postura ética, consciência política e humanística, com visão crítica e criativa para a identificação e resolução de problemas; deverá ser capaz de atuar de forma empreendedora e abrangente no atendimento às demandas sociais da região onde atua do Brasil e do mundo; deverá utilizar racionalmente os recursos disponíveis de forma transdisciplinar, visando o equilíbrio sustentável do ambiente, além de compreender as necessidades do contínuo aprimoramento de suas competências e habilidades como profissional.

O egresso do Curso de Graduação em Engenharia de Pesca deverá revelar pelo menos as seguintes competências e habilidades:

1.      Utilizar os conhecimentos essenciais na identificação e resolução de problemas;

2.      Diagnosticar e propor soluções viáveis para o atendimento das necessidades básicas de grupos sociais e individuais, visando a melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas com a pesca e a aquicultura;

3.      Aplicar conhecimentos científicos, tecnológicos e instrumentais, respeitando a linguagem, as necessidades sociais, culturais e econômicas das comunidades pesqueiras litorâneas e do interior;

4.      Conhecer a biodiversidade dos ecossistemas aquáticos, visando a aplicação biotecnológica;

5.      Planejar, gerenciar, construir e administrar obras que envolvam o cultivo de organismos aquáticos;

6.      Desenvolver atividades de manejo e exploração sustentável de organismos aquáticos;

7.      Utilizar técnicas de cultivo, nutrição, melhoramento genéticos para a produção de organismos aquáticos;

8.      Supervisionar e operacionalizar sistemas de produção aquícola;

9.      Aplicar técnicas de processamento, classificação, conservação, armazenamento e controle de qualidade do pescado na indústria pesqueira;

10.   Possuir conhecimentos básicos sobre patologia e parasitologia de organismos aquáticos;

11.   Projetar e conduzir pesquisas, interpretar e difundir resultados;

12.   Elaborar e analisar projetos que envolvam aspectos de mercado, localização, caracterização, engenharia, custos e rentabilidade nos diferentes setores da atividade pesqueira e da aquicultura;

13.   Elaborar laudos técnicos e científicos no seu campo de atuação;

14.   Atuar no manejo sustentável em áreas de preservação ambiental, do cultivo e industrialização, avaliando os seus efeitos no contexto econômico e social;

15.   Dominar técnicas pedagógicas com vistas à atuação no ensino superior e em escolas profissionalizantes de pesca; e

      16. Conhecer, compreender e aplicar a ética e a responsabilidade profissional.

A seguir, apresenta-se um breve sumário das principais metodologias de ensino e aprendizagem que serão adotadas no Curso de Engenharia de Pesca da UFRA.

As aulas expositivas permanecerão por imprescindíveis em certos momentos da relação de ensino-aprendizagem, bem como para certos conteúdos. Os objetivos dessas aulas serão a abertura de temas de estudo, a elaboração de sínteses dos assuntos estudados e para comunicações que atualizem o tema sob estudo.

Para valorizar o conhecimento prévio dos alunos, assim como para o aprofundamento dos assuntos abordados, serão promovidos debates em sala de aula, nos quais serão feitas discussões em pequenos grupos, facultando-se livremente a palavra a todos. Através de cuidadoso planejamento, o professor orientará os alunos sobre leituras de interesse a serem feitas, como atividade preparatória para o debate a ocorrer em sala de aula. No dia aprazado para o debate, o professor em sala de aula atuará como mediador, estimulando a livre e democrática troca de informações, reflexões, experiências e vivências, entre os participantes.

Por considerar que nem sempre é possível realizar o número desejável de deslocamentos da turma para situações concretas de trabalho, através de viagens de campo, serão propostos estudos de caso com o objetivo de expor o aluno, dentro de um ambiente adequado de ensino e aprendizagem, a situações reais ou simuladas de sua profissão. Nesse caso, haverá estudos de caso “em aberto”, com situações problemas nas quais os alunos deverão se posicionar e buscar as respostas para os problemas levantados, e estudos de caso “resolvidos”, nos quais as soluções e encaminhamentos encontrados pelos protagonistas da história em questão serão debatidos e valorados.

Entretanto, apesar de reconhecer-se a importância e utilidade das aulas expositivas, dos debates em sala de aula e das discussões de estudos de casos, aponta-se o ensino com pesquisa e o ensino por projetos como as duas metodologias de ensino e aprendizagem mais importantes dentro do contexto do ensino superior.

Nesse sentido, pretende-se inserir os alunos do Curso de Engenharia de Pesca da UFRA em atividades de pesquisa o mais precocemente possível. Justifica-se essa estratégia pelos inúmeros benefícios que a atividade de pesquisa supervisionada traz ao profissional em formação, tais como: contato e estudo de bibliográfica científica especializada; trabalho de seleção, organização e análise de informações técnicas; trabalho de discussão e análise crítica de resultados obtidos; e a produção de relatórios técnico-científicos que atendam as normas padrões para literatura científica. O engajamento do alunado nas atividades desenvolvidas nos diferentes laboratórios do Instituto Sócio-Ambiental e dos Recursos Hídricos da UFRA dará nova dinâmica ao curso, contribuindo de maneira sólida para melhor formação do corpo discente.

Finalmente, a metodologia de ensino por projetos visa desenvolver nos alunos os conhecimentos e as habilidades necessárias para a correta elaboração de projetos de trabalho, sejam de pesquisa ou não. Desse modo, os alunos construirão seus próprios planos de trabalho, que abrangerão todas as fases necessárias para a consecução dos objetivos propostos, desde a análise diagnóstica da realidade até o detalhamento da metodologia de ação. Nesse caso, semelhantemente ao que ocorrerá no ensino com pesquisa, o professor atuará como orientador, acompanhando passo-a-passo a elaboração dos projetos pelas equipes, até a conclusão dos trabalhos.

Em termos operacionais, o processo de avaliação do Curso de Engenharia de Pesca da UFRA se dará em três dimensões:

I)                   a) avaliação interna: através de questionários posteriormente discutidos nos encontros, concluídos num relatório passado para o Colegiado de Curso avaliar e dar encaminhamento às mudanças.

II)                b) avaliação institucional: baseada no levantamento de uma gama de indicadores de desempenho da instituição, cujos resultados podem subsidiar o dimensionamento do nível de satisfação dos docentes, discentes e funcionários com o trabalho e envolvimento no âmbito do curso de Graduação em Engenharia de Pesca da UFRA.

III)             c) avaliação externa: esta será composta pelos mecanismos de avaliação do MEC e da sociedade civil, dos quais são exemplos o Exame Nacional de Cursos, previsto pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) e a avaliação efetuada pelos especialistas do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), os quais servirão para aferição da consonância dos objetivos e perfil dos egressos do curso para com os anseios da sociedade.

 

 

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