Projeto Pedagógico do Curso

O profissional a ser formado pelo curso de Zootecnia da UFRA deverá apresentar um perfil encorajador, criativo e empreendedor, norteado pela ética, e inter-relacionado com as ciências sociais, econômicas e ambientais, buscando sempre a sustentabilidade dos sistemas de produção.

Deverá, no âmbito profissional, usar a tríade: nutrição, genética e sanidade para transpor qualquer obstáculo e alcançar o sucesso da atividade de criação animal, qualquer que seja a espécie de interesse zootécnico. Utilizar-se-á dos recursos do melhoramento genético para maximizar o desempenho dos animais sem destruir o patrimônio genético da espécie, utilizar-se-á da nutrição para alcançar a maximização preconizada pela genética e por fim, utilizar-se-á do conhecimento em sanidade para suportar a qualidade do produto sem prejuízo econômico ao produtor.

Nas feiras, exposições agropecuárias e afins, onde há apresentação dos produtos oriundos do trabalho Zootécnico, supervisiona o processo de aceitação dos animais para as provas, sendo destas também juiz. Ficará também, encarregado dos padrões raciais estabelecidos, avaliando e concebendo parecer técnico nos registros genealógicos dos animais nas sociedades pertinentes. Ainda nessa mesma linha, participará da estrutura organizacional e administrativa desses eventos.

Em processos administrativos, de crédito, de seguro e judicial, exercerá a peritagem, fundamentando-se na capacidade técnica, e atuará sob os princípios da ética profissional.  No planejamento da estrutura organizacional das empresas rurais, quando de sua implantação, participará da elaboração e da execução dos projetos agropecuários, inclusive os de construções rurais no que tange a produção animal.

Exercendo também o papel de administrador, extensionista e consultor, com responsabilidade técnica, contribuirá para o aprimoramento do sistema produtivo, respeitando o desenvolvimento regional.  Diretamente inserido no processo produtivo, atuará na implantação e no manejo das pastagens, aplicando tecnologias apropriadas à conservação e estocagem dos alimentos, determinando o manejo dos animais a ser adotado, condizente às possibilidades e pretensões da empresa rural.

Estabelecerá os sistemas de arraçoamento, de acordo com as exigências nutricionais das espécies sob seus cuidados, considerando os custos e melhorando o uso dos recursos naturais, com ênfase na sustentabilidade do ecossistema de produção.

O Zootecnista atuará na avaliação, classificação e tipificação de carcaças, representando um elo importante entre a produção animal e a tecnologia de alimentos. Aplicando normas corretas de abate objetivando alcançar a melhoria do produto final, além de se preocupar com os processos de conservação, embalagem e estocagem dos produtos a serem comercializados. 

No exercício da pesquisa, o Zootecnista contribuirá na construção do conhecimento, fazendo desenvolver o senso crítico diante dos progressos científicos, consubstanciando a formação de opinião de futuros profissionais.  No exercício da extensão se tornará um difusor de informações técnicas e um facilitador na implantação e adequação do linguajar acadêmico numa simplicidade de atuação no campo, levando ao pequeno produtor a subsistência e a sua sustentabilidade.  Na atuação profissional, também planeja e exerce a gestão do agronegócio, participando das várias fases da atividade comercial.  No uso de suas atribuições legais deverá apresentar postura ética diante da problemática sócio-econômico-ambiental, procurando minimizar problemas relacionados à implantação de novas tecnologias, criando laços com a preservação ambiental, exercício da cidadania.

As recentes modificações em nossa sociedade redefiniram o perfil dos Zootecnistas e estabeleceram novas relações e situações de trabalho; com isto a noção de competência adquiriu contornos diversos que passou a exigir aprofundamento no conhecimento científico-tecnológico. Assim, se por um lado, o conceito de competência assume novos significados, por outro lado ela é validada quando é sustentada por meio de formação extensa, continuada e bem qualificada. O que é um Zootecnista competente? É aquele que tem capacidade de agir reflexiva e eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiado em um conjunto articulado e dinâmico de conhecimentos, saberes, habilidades e posturas, tomando decisões e fazendo encaminhamentos adequados e úteis para o enfrentamento desta situação. Conhecimentos e competências são processos que se articulam, mas não se confundem; não se deve abrir mão de transmitir conhecimentos ao se comprometer com o desenvolvimento de competências. Assim, em um processo de construção de competências, há que se ter clareza sobre a escolha que se faz dos conhecimentos necessários, dos seus motivos e desdobramentos. Nem só o conhecimento teórico e nem o agir simplesmente são suficientes para desenvolver a competência. A competência ultrapassa os saberes e conhecimentos, mas não se constitui sem eles.

A competência do Zootecnista será construída no dia-a-dia do contexto de sua formação, na identificação dos conhecimentos pertinentes e na mobilização dos seus recursos, configurados em uma postura ativa eficaz diante dos desafios e problemas. A mobilização e utilização de conhecimentos, habilidades, saberes e outros recursos; a capacidade de transformar informação em conhecimento, e a utilização de competências individuais ou mais amplas, exige um aprendizado intencionalmente planejado. Sistematizar e planejar esse aprendizado são as metas a serem buscadas nesta proposta pedagógica do curso de Zootecnia da UFRA. As competências básicas do Zootecnista podem ser assim definidas: Competência Técnica: é a habilidade de utilizar os conhecimentos das tecnologias disponíveis na identificação e solução de problemas; Competência Científica: é a habilidade do uso do método científico na pesquisa, envolvendo o levantamento de bibliografia pertinente, a pesquisa de campo, a capacidade interpretativa das informações obtidas, bem como o seu desenvolvimento intelectual; Competência Ética, Política e Social: é o desenvolvimento da cidadania, da postura profissional, do conhecimento dos deveres e direitos e da responsabilidade social.

A partir de uma visão geral destas competências, o Zootecnista, detentor de conhecimentos dos temas que envolvem a sua profissão, poderá articulá-las com os de outras áreas do conhecimento, de maneira crítica e reflexiva, transformando a realidade no seu entorno.

Princípios Metodológicos

 O Curso de Zootecnia da UFRA, na busca de uma identidade clara, considera estratégias pedagógicas que enfatizem a busca e a construção – produção do conhecimento ao invés da simples transmissão e aquisição de informações. Neste sentido, o curso, além de metodologias demonstrativas (ex: aulas expositivas) buscará diversificação didático-pedagógicas que privilegiem a pesquisa e a extensão como instrumentos de aprendizagem, estimulando a atitude científica. Para tanto é necessário à inserção dos alunos, professores e técnicos – administrativos em grupos de pesquisa e em projetos de ensino, pesquisa e extensão que tragam benefícios para a qualidade e aperfeiçoamento do ensino zootécnico para a gestão universitária e para a sociedade.  A qualidade do ensino depende, em parte, da competência em pesquisa. As “atividades de extensão se articulam com as experiências de pesquisa e ensino.” Em consonância com essa necessidade incluímos em nosso projeto atividades de pesquisa e extensão.  O projeto pretende uma formação integral e, para tanto, os alunos deverão entrar em contato com o meio onde irão atuar futuramente, conhecendo melhor a realidade, seus problemas e potencialidades, assim como, vivenciar atividades relacionadas à sua profissão. Uma vez mantido esse contato com a realidade, esse deverá ser fonte de investigação e revisão do conhecimento, reorientando as atividades de ensino.

Para que os alunos tenham oportunidades de participar dessas atividades faz-se necessário que o Curso promova discussões sobre o que se entende por pesquisa e o papel social dessa atividade. Assim como deverão ser ampliadas as oportunidades de participação em projetos de extensão dada a importância dessas atividades para a reconfiguração dos saberes das áreas de conhecimento do curso, principalmente na região onde está inserido.   O estabelecimento de parcerias com a comunidade, através de convênios e intercâmbios institucionais receberá atenção especial, não só pelo ensino do componente prático do Curso, mas também pela experiência de vida em sociedade e pela interlocução entre a Universidade e a Sociedade. 

A organização da Matriz Curricular a ser vencida semestralmente pelo aluno reflete harmonia e equilíbrio das diferentes disciplinas e atividades que a compõem, considerando a distribuição, inter-relação (articulação) seqüencial e carga horária. No entanto, a Matriz Curricular é flexível favorecendo aos alunos construí-la através de componentes curriculares optativos que atenda expectativas individuais de estudantes e permita atualização constante. O estabelecimento sistemático de propostas de atividades complementares de graduação é condição para que o aluno aperfeiçoe sua formação de acordo com suas convicções. Neste sentido, o Curso de Zootecnia estimulará e proporcionará a participação dos alunos em: atividades de iniciação científica, extensão, estágios, apresentação e divulgação (publicação) de trabalhos, órgãos colegiados, monitorias, entre outras atividades.

O compromisso do Curso de Zootecnia vai além da educação formal preocupando-se também em incentivar os alunos para uma busca da continuidade de estudos, voltada principalmente para a atualização de egressos.  Neste sentido, serão criadas oportunidades de atualização ou aprofundamento de conhecimento através de ações como o desenvolvimento de programas que permitam oferta de cursos extracurriculares, o incentivo de ações interdisciplinares, as condições de acesso às informações e o intercâmbio de idéias.  

O Curso de Zootecnia desencadeará também estratégias que estimulem o aperfeiçoamento dos docentes, troca de experiências (diálogo pedagógico entre docentes) e renovação metodológica. Pensando e repensando um conjunto de atividades de preparação, desenvolvimento e avaliação do ensino como: pesquisa de campo, pesquisa de informações, elaboração de recursos de ensino, preparação de aulas planejadas com estratégias diversificadas, utilização de recursos inovadores, registro cuidadoso do desenvolvimento de cada aluno e de cada grupo ao longo do processo com observações acerca do que é necessário estimular em cada caso, dentre outras atividades.

 As questões administrativas serão orientadas para que o aspecto acadêmico seja sempre o elemento norteador do ensino, da pesquisa e da extensão. Assim, a gestão será participativa, ressaltando-se o papel do Colegiado do Curso de Zootecnia na definição de políticas, diretrizes e ações.

A avaliação será entendida como um processo contínuo que garante a articulação entre os conteúdos e as práticas pedagógicas.  As metodologias e os critérios de avaliação institucional permitirão diagnosticar se as metas e objetivos do Curso foram alcançados, servindo de elemento para compreender e planejar mudanças.

Para que tais ações se tornem concretas o compromisso institucional torna-se fundamental para a transformação da realidade do Curso, a qual depende da previsão de recursos, do dimensionamento e qualificação do corpo docente e técnico-administrativo, programas de apoio ao estudante e infra-estrutura institucional para a implantação do Projeto Político Pedagógico (salas de aula, bibliotecas, laboratórios, equipamentos, secretaria, sistema de rede de informações etc.).

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