Presentación

APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

     

            A Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA atua no município de Paragominas desde 2008, com o objetivo de desenvolvimento socioeconômico do município. Para atingir esse objetivo, no primeiro semestre de 2017 foi lançado o curso de bacharelado em Administração, representando mais um passo no processo de expansão institucional da UFRA. O curso atende a uma demanda das organizações locais que precisam de profissionais formados na área.


O CURSO

         

          O Curso tem por objetivo formar bacharéis em administração que a partir de uma sólida base de conhecimento de ciências humanas, estejam capacitados a intervir no processo socioeconômico, atuando como executivos, técnicos em funções administrativas e/ou empreendedores preparados, tanto conceitual como instrumentalmente, para contribuir para o sucesso das organizações em que forem responsáveis.

             O curso de Administração da UFRA tem por objetivo formar profissionais capazes de atuar no planejamento, na organização, na gestão e  controle das empresas, gerenciando recursos dos mais diversos tipos: recursos financeiros, recursos materiais, recursos tecnológicos e recursos humanos.

           O profissional formado em administração é um tomador de decisões, ele trabalha para que as empresas atinjam seus objetivos. Ele é voltado para produzir resultados, principalmente econômicos. Para isso ele fixa metas, aloca os recursos, planeja, lidera pessoas, trabalha em equipe, negocia com clientes e fornecedores.


CAMPO DE ATUAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

 

          O administrador formado pela UFRA poderá atuar na área de recursos humanos, gestão financeira, sistemas de informação, logística, gestão da produção, comércio exterior, marketing e vendas, na gestão da inovação, gestão da qualidade, gestão do agronegócio, no ensino, na pesquisa, etc. Poderá também atuar como consultor interno e externo.

           Ele poderá atuar nos mais diversos tipos de organizações. Em organizações com ou sem fins lucrativos, indústrias, comércio, agronegócio, empresas de comércio eletrônico, em hospitais, no setor público, em universidades e centros de pesquisa. Poderá ainda ser um empreendedor e abrir sua própria empresa.

        Segundo dados do Conselho Regional de Administração - CRA, a administração, atualmente, é a área que mais forma profissionais no Brasil e, embora o campo de atuação do administrador seja amplo, tendo em vista que praticamente a metade dos cargos de uma organização é para funções administrativas, o setor demonstra-se bastante competitivo, pois a atuação do administrador é muito diversificada, uma vez que o profissional é visado por todos os tipos de empresa (fabril, comercial, serviços, agronegócio, etc.).

        Além dessa demanda estrutural, a Região do Sudeste paraense apresenta um cenário promissor na absorção desse profissional, visto a demanda crescente da região pelas habilidades reunidas no administrador em função da indústria de exploração mínero-metalúrgica, mas, principalmente, do setor de serviços e do comércio gerado em torno dessas atividades industriais a comerciais ou mais que isso, uma demanda crescente.

          Dessa forma, para atender à demanda social da região Sudeste do estado, no que se refere à formação de profissionais nessa área, é que se propôs a criação do curso de Administração da UFRA, visto que, nessa região, é crescente a oferta de bens e serviços advindos desse setor.


DIFERENCIAIS

 

        A UFRA pretende formar administradores para qualquer tipo de organização, entretanto é um curso que tem disciplinas voltadas para o Agronegócio. O objetivo é atender a uma demanda local de administradores aptos a gerir empresas rurais, ou ligadas a esta atividade. É o único na região Norte com esta característica, e o único curso de Administração totalmente presencial oferecido por uma universidade no município de Paragominas.

       Além disso, o curso irá busca sempre estar conectado com as constantes renovações sociais em nosso país e no mundo, permitindo ao administrador de empresas se adequar às exigências do momento histórico em que vivemos, com uma participação ativa e competente no mercado de trabalho.

          O curso também possui um corpo docente altamente qualificado, formado por mestres e doutores com experiência prática e teórica.

CARACTERÍSTICAS DO CURSO

Modalidade: Bacharelado  

Turno: Noturno

Vagas: 50 (ingresso anual)
Forma de Ingresso:
ENEM / SISU

Duração: 9 semestres (4,5 anos)

Local de funcionamento: UFRA Campus de Paragominas, Rod. PA 256, s/n - Nova Conquista

CONTATOS:

Prof. Dr. Fernando Rocha Palácios

Coordenador do Curso 

E-mail: fernando.palacios@ufra.edu.br

Prof. Dr. Fernando Charles Benigno Neves

Vice-Coordenador do curso

E-mail: charles.benigno@ufra.edu.br

E-mail geral da coordenação: coord.adm.pgm@gmail.com

Coordinación del programa: FLAVIA VIANA DEL GAIZO

Teléfono/Ramal:

E-mail: No contiene información todavía

Título Profesional: No contiene información todavía Área de Conocimiento CNPQ: Ciências Humanas Convenio Académico: No contiene información todavía Modalidade de Curso: Presencial Dirección Alternativa: https://paragominas.ufra.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=165:historico-do-curso-de-adminsitracao&catid=2&Itemid=315
Calendario Quede por dentro de los eventos relacionados a nuestro Calendario Académico.
  • 18/12/2023 - 21/12/2023 · El registro para el período 2023.2.
  • 08/01/2024 · Inicio del año escolar 2023.2.
  • 18/12/2023 - 21/12/2023 · El registro para el período 2023.2.
Noticias Vea a continuación las noticias disponibles para nuestro curso.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa3.sigaa3