Apresentação

Os cursos que tem a computação como atividade meio, denominados Bacharelado em Sistemas de Informação (e o Bacharelado em Informática Agrária, denominação inicial do curso tinha esta característica), visam a formação de recursos humanos para automação dos sistemas de informação das organizações. Os cursos devem dar uma forte ênfase no uso de laboratórios para capacitar os egressos no uso eficiente das tecnologias nas organizações. Esses cursos reúnem a Tecnologia da Computação e a Tecnologia da Administração e, portanto, possuem, de ambas as áreas, um enfoque pragmático forte e pouco teórico. É muito importante que os alunos realizem estágios nas organizações e que parte do corpo docente tenha uma boa experiência profissional de mercado na área de sistemas de informação. São recursos humanos importantes para atender as necessidades do mercado de trabalho corrente.

Através de um estudo de demanda regional, percebeu-se a necessidade de um profissional que utilizasse a Computação como atividade meio possuindo um perfil voltado para resolução de problemas na área de Ciências Agrárias. Inicialmente, criou-se o curso de Bacharelado em Informática Agrária e para adequar às diretrizes curriculares, foi mudado o nome para Bacharelado em Sistemas de Informação.

O ensino de graduação aliado às necessidades locais e voltado para a construção do conhecimento, não pode pautar-se por uma estrutura curricular rígida. A flexibilidade desperta, então, como elemento indispensável à estruturação curricular, de modo a atender tanto às demandas da sociedade tecnológica moderna quanto àquelas que direcionam a uma dimensão criativa e livre para a existência humana. Neste contexto, a flexibilização curricular é condição necessária à efetivação de um projeto de ensino de qualidade.

Assim, a matriz curricular do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação foi concebida com base nas diretrizes curriculares nacionais para os cursos da área de Computação e Informática, tomando o cuidado para que seja feita a necessária integração vertical e horizontal entre os conhecimentos das diversas áreas do saber pertinentes, bem como dar ao curso um caráter de aplicação do conhecimento voltado para as questões das Ciências Agrárias.

Coordenação do Programa: GILBERTO NERINO DE SOUZA JUNIOR

Telefone/Ramal: (91) 32105-1041

E-mail: coord.bsi.pgm@ufra.edu.br

Título do Profissional: Nenhum conteúdo disponível até o momento Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Exatas e da Terra Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial Endereço Alternativo: http://www.paragominas.ufra.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=167&Itemid=345
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 18/12/2023 - 21/12/2023 · Matrícula para o período 2023.2.
  • 08/01/2024 · Início do período letivo 2023.2.
  • 18/12/2023 - 21/12/2023 · Matrícula para o período 2023.2.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa1.sigaa1