UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA Belém, 25 de Abril de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: IV Jornada Universitária de Ciências Contábeis da UFRA (IV JUCIC) & II Encontro de Administração e Contabilidade da UFRA.
Ano: 2020 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 13 Público Estimado: 400
Período do Evento: 21/09/2020 a 24/09/2020
Área Principal: TECNOLOGIA E PRODUÇÃO Área do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Unidade Proponente: CAMPUS DE CAPANEMA Unidades Envolvidas:
CAMPUS CAPANEMA - COORDENADORIA DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO / CAN-CCBADM , CAMPUS CAPANEMA - COORDENADORIA DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS / CAN-CCBCC
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: CAPANEMA - PA
Espaços de Realização: Evento ONline - Google Meet: Sala 1, dias 21 a 24: https://meet.google.com/xwf-krgz-vnc e Sala 2 dia 23: https://meet.google.com/zim-xzrp-yxn transmissão Facebook, postagem o Youtube.
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Tipo do Evento: JORNADA Carga Horária: 20 Quantidade de Vagas: 400
Responsável pela Ação: MARIA DE NAZARETH OLIVEIRA MACIEL
E-mail do Responsável: nazarethmaciel@yahoo.com.br
Contato do Responsável: (91) 98112-3156
Url da Acão: https://sigaa.ufra.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/1078

Resumo

 

Coordenação da IV Jornada Universitária de Ciências Contábeis da UFRA (JUCIC) & II Encontro de Administração e Contabilidade da UFRA - ECONPUBLIC  2020.

 

TÍTULO DO EVENTO

IV Jornada Universitária de Ciências Contábeis da UFRA (IV JUCIC) & II Encontro de Administração e Contabilidade da UFRA.

 RESUMO

O Programa Escritório Modelo Universitário de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (ECONPUBLIC)  no período de 21 a 24/09 de 2020 oferecerá a quarta Jornada Universitária de Ciencias Contábeis da UFRA (IV JUCIC) e segundo Encontro de Administração e Contabilidade da UFRA (II ENCONTRO) com o objetivo de aperfeiçoar a formação integral mediante ensino, pesquisa e extensão universitária por meio da participação de docentes, discentes e a comunidade. A metodologia utilizada evento online, em trabalho remoto, através de plataformas virtuais, usando google Meet Link da Sala 1, dias 21 a 24: https://meet.google.com/xwf-krgz-vnc e Sala 2 dia 23: https://meet.google.com/zim-xzrp-yxn com transmissão simultânea pelo Facebbok oficial do Progrma EConPublic e, posterior, postagem de vídeos no Yutube Oficial EconPublic , usando painéis e mesas virtuais numa conversar entre personalidades da sociedade e a comunidade acadêmica da UFRA sobre abordagens temáticas das eleições municipais em tempos de pandemia e outros temas correlatos. Os principais resultados esperados são: i) congregação entre comunidade acadêmica da UFRA, profissionais renomados e a comunidade; ii) congregação de  conhecimentos, oportunizando  uma esclarecida escolha do voto nas eleições; iii) proporcionar conhecimentos sobre a importância dos Instrumentos de Planejamento  (PPA, LDO e LOA) aos eleitos e aos eleitores; e, iv) aperfeiçoar a formação integral mediante ensino, pesquisa e extensão universitária por meio da participação de docentes, discentes e a comunidade interessada nas areas de administração e contabilidade, proporcionando  formação continuada,  uso das ferramentas tecnológicas e  trabalho remoto.

PALAVRAS CHAVE: Econpublic. Intercambio de Conhecimentos. Vida na Cidade. Interação Virtual. Trabalho Remoto.

 

JUSTIFICATIVA

O Programa Escritório Modelo Universitário de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (ECONPUBLIC) é um programa de extensão cadastrado na PROEX/UFRA sob o número 005/2015. Os eventos Jornada Universitária de Ciências Contábeis da UFRA e o Encontro de Administração e Contabilidade da UFRA são duas das várias ações do programa que ocorrem anualmente.

Para continuidades dos sobreditos eventos, no ano de 2020,  considerando o momento de alteração das rotinas universitárias, devido a pandemia COVID 19 e as novas exigências de Trabalho Remoto para professores, a equipe EconPublic se aperfeiçoa e se atualiza para continuar sua missão de oferecer interação entre alunos, professores e a comunidade numa cultura cientifica permanente nos quatro cantos do planeta, num foco constante na continuidade do ensino, da pesquisa e da extensão universitária sem riscos de aglomeração, oferecerá um evento na modalidade virtual.

 

METODOLOGIA

O evento será desenvolvido através da congregação do ensino, pesquisa e extensão universitária no período de 21 a 24/09/2020, de forma online,  como continuidade do trabalho já desenvolvido anualmente pelo Programa EconPublic. Serão feitas 04 (quatro) transmissões ao vivo, em datas pré-fixadas, de 21 à 24 de setembro, de 18 as 22 horas nos dias 21, 23 e 24 e de 14 h às 22h no dia 22, devido as comemorações do dia do contador. Para efetivação do evento será usada a ferramenta de videoconferência do Google Meet, através ods links oficiais: Sala 1, dias 21 a 24: https://meet.google.com/xwf-krgz-vnc e  Sala 2 dia 23: https://meet.google.com/zim-xzrp-yxn transmissão simultânea para os canais do facebook oficial EconPublic e, posterior postagem de vídeo para o Yutube. Os quatro dias de trabalho estão assim flormatados:

  1. dia 21/09: a) Abertura - convidados Gestores da UFRA e b)Mesa Virtual 1 – Tema: Eleições Municipais em Tempos de Pandemia (abordagem relacional  entre ciência política, neuropolitica, direito,  justiça eleitoral e  prestação de contas do processo eleitoral 2020)
  2. dia 22/09: a) Apresentações de Trabalhos cCientíficos; b) Painel Virtual Alusivo ao dia do Contador - Tema: Qualidade no Atendimento do Contador: Fidelização do Cliente; e, c) Continuação das Apresentações de Trabalhos científicos;
  3. dia 23/09: a)  Painéis e Mesas Virtuais sob a mediação doos professores e corordenadores dos cursos de  administração e ciências contábeis; e,
  4. dia 24/09: a) Painéis e Mesas Virtuais sob a mediação de alunos e profissionais  egressos dos cursos de administração e ciências contábeis da UFRA; b) Encerramento – Programação Cultural e Formação de Mesa Virtual de Encerramento.

Os painéis e mesas virtuais possibilitarão aos docentes, discentes e profissionais egressos dos dois cursos a mediação de personalidades convidadas abordarem temas sob a temática do evento e  outros temas contemporâneos correlatos,  de forma a incentivar a cultura do conhecimento com as seguintes estratégias de execução:

  1. Evento integralmente online, instrumentalizado pelo  Google  Meet, com transmissão ao vivo pelo Facebook Oficial do Programa EconPubic;
  2. Uso das redes sociais (Facebook, Instagram e do Youtube) para comunicação efetiva de caráter esclarecedora voltada  à favorecer o acesso a informações sobre eleições municipais e outros temas contemporâneos;
  3. Comunicação efetiva de caráter esclarecedora voltada para favorecer o acesso ao conhecimento das eleições municipais de 2020 e outros temas correlatos; e,
  4. Ações voltadas ao aprimoramento da cultura do uso das redes sociais para aprendizado cientifico em trabalho de ensino, pesquisa e extensão de forma remota.

 TEMA DO EVENTO

Eleições Municipais em Tempos de Pandemia

DATA E HORÁRIODE REALIZAÇÃO

Período de 21, 23 e 24/09/2020 de 18 h as 22 h. e dia 22/09/2020 de 14h as 22h.

 

LOCAL

Evento Virtual com Instrumentalização Online do Google Meet: https://meet.google.com/xwf-krgz-vnc e  Sala 2 dia 23: https://meet.google.com/zim-xzrp-yxn transmissão simultânea para os canais do facebook oficial EconPublic e, posterior postagem de vídeo para o Yutube e transmissão simultânea pelo Facebook Oficial do Programa EconPubic.

PÚBLICO-ALVO

Docentes e Discentes dos cursos de administração e ciências contábeis da UFRA, , profissionais egressos da UFRA, outros profissionais interessados e a comunidade do entorno. Quantidade Participantes: 200 internos e 200 externos = total de 400 participantes.

CATEGORIAS E CARGA HORÁRIA

 

Categorias

Nomes

Carga Horária

Coordenadora

Maria de Nazareth Oliveira Maciel

20h

Coordenação Técnica

Maria de Nazareth Oliveira Maciel

20h

Comissão Organizadora

Carla Kelen de Andrade Moraes

10h

Jaime Viana de Sousa

10h

Maria de Nazareth Oliveira Maciel

10h

Raimunda Maria da Luz Silva

 

Tany Ingrid Sagredo Marin

10h

 

Antonio Carlos Sales Ferreira Junior

8h

[1]Comissão Cientifica

Carla Kelen de Andrade Moraes

8h

Ian Blois Pinheiro

8h

Jaime Viana de Sousa

8h

Jamille Carla Oliveira Araújo

8h

Leonel Santos Medeiros Rabello Mendes

8h

Luciana Silva Moura Sardeiro

8h

Marcio Cardoso Soares

8h

Maria de Nazareth Oliveira Maciel

8h

Michel Carvalho  Ribeiro

8h

Paulo Vitor Souza de Souza

8h

Raimunda Maria da Luz Silva

8h

Salma Saraty de Carvalho

8h

Tany Ingrid Sagredo Marin

8h

Williams Jorge da Cruz Macedo

8h

Participantes Externos (egressos)

Carlos André Araújo de Macedo

10h

Cristina Lais dos Santos Pinheiro

10h

Eduardo Felipe de Sousa Brito

10h

Geovana Tavares Silva

10h

Luann Yago Oliveira Maciel

10h

Sergio Souza de Jesus

10h

Rosemberg Melo de Souza

10h

Alunos Voluntários

Adriana Moraes dos Santos

10h

Elaine Oliveira Farias

10h

Lucas da Costa Souza

10h

Willimes Correa

10h

Apoio

UFRA – Campus Universitário de Capanema

-

Ministrantes

Nomes estão na Programação

-

Participantes

Serão disponibilizadas inscrições no SIGAA

20h

 

12 OMISSÕES E RESPONSABILIDADES

Os casos não previstos neste projeto serão resolvidos e deliberados pela coordenação do Programa EconPublic.

IV JORNADA UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFRA (JUCIC)

&

II ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UFRA.

ECONPUBLIC 2020



[1] Será incluída em evento especifico  a ser cadastrado no SIGAA, parte cientifica.


Programação

 PROGRAMAÇÃO

Dia 1 – 21  de setembro de 2020

  • 18h às 19 h 20min – Cerimonia de Abertura: Representantes da UFRA.

§  19h 30 min às 21 h 30min  - Mesa Virtual - Tema: Eleições Municipais em Tempos de Pandemia.

Mediadora:

Maria de Nazareth Oliveira Maciel (ECONPUBLIC/UFRA)

Convidados

1.Augusto César da Luz Cavalcante (TJE/PA)

2.Carlos Augusto da Silva Souza (IFCH/UFPA)

3.Cleber Mesquita  (TCM/PA/Mestrando em Ciencias Jurídico Politicas na Universidade Portucalense/Porto-Portugal).

4.José Edivaldo Pereira Sales (MPE/PA)

5.Priscila Mamede Mousinho (TJE/PA)

6.Ubiratan Cazetta (MPF)

Dia 2 – 22 de setembro de 2020

  • 14h as 19 h 20 min - Apresentação de Trabalhos de Iniciação Ciêntifica

Avaliadores:

Comissão Cientifica

Apresentadores:

Alunos com Trabalhos Aprovados.

 

§  19 h 30mm às 20h 30min - Painel Virtual Alusivo ao dia do Contador - Tema: Qualidade no Atendimento do Contador: Fidelização do Cliente.

 Mediador:  

Prof. Michel Carvalho  Ribeiro (Vice Coordenador do Curso de Ciências Contabeis do Campus de Tomé Açu).

Convidado:

Prof. Marcio Cardoso Soares  (Coordenador do Curso de Ciências Contabeis do Campus de Tomé Açu).

§     20h 40 as 22 h  - Apresentação de Trabalhos de Iniciação Ciêntifica

Avaliadores:

Comissão Cientifica

Apresentadores:

Alunos com Trabalhos Aprovados.

Dia 3 – 23 de setembro de 2020 – Curso de Administração – Sala 1

§     18 h – Mostra – Tema: A precarização das relações de trabalho em tempo de pandemia e o NEJUC.

Mediadora:

Raimunda Maria da Luz Silva

Convidado:

Vanderlei Portes de Oliveira

§     19h - Mesa Virtual - Tema: A importância da atuação e da valorização do profissional de adm/inistração nos órgãos de gestão pública municipal.

 Mediadora:

Carla Kelen de Andrade Moraes

Convidados:

Antônio Maria de Nazare Moreira

Luis Carlos Freitas Rodrigues

 

§     20h – Mesa Virtual  - Tema:  Tecnologia e Meio Ambiente: preservação e conservação ambiental pós COVID.

Mediadora:

Carla Kelen de Andrade Moraes

Convidados:

Cristiane Savedra da Silva

Stephan de Almeida Jesuino

§  21h – Painel - Tema: Marketing Digital em Tempo de Pandemia: empresas encontrando soluções e se reinventando.

Mediador:

Jaime Viana de Sousa

Convidada:

Naiara Silva Ferreira

Dia 3 – 23 de setembro de 2020 – Curso de Ciências Contabeis – Sala 2

§  18 h – Painel - Tema: Ranking de Transparência no Combate a Covid-19 no Estado do Pará e Índice Municipal.

/Mediadora:

Tany Ingrid Sagredo Marin.

Convidada:

Nicole Verillo 

§     19 h – Painel - Tema: Aplicativo O Poder do Voto.

Mediadora:

Tany Ingrid Sagredo Marin

Convidado:

Mario Mello

§  20h – Painel - Tema: Das Finanças e Contabilidade dos Partidos e Candidatos nas eleições.

 Mediadora:

Tany Ingrid Sagredo Marin, Jaime Viana de Sousa

Convidado:

Nadilson Portilho Gomes

 §  21 h – Painel - Tema: Operação Serenata de Amor.

Mediadora:

Tany Ingrid Sagredo Marin.

Convidado:

Eduardo Vicente Gonçalves (Cuducos).

 

Dia 4 – 24 de setembro de 2020

§  8 h – Oficina de Talentos (Curso de Ciêncais Contabéis) - Tema:  Quais as  Escolhas possíveis ao Canditato eleito à vereador, Conforme Preceitos Contabéis?

 

Mediadores:

Adriana Moraes dos Santos

Cristina Laís dos Santos Pinheiro

Convidado:

Antônio Ribeiro Neto Burgos

 

§  19 h as 20h 30min – Oficina de Talentos – Tema: Que caminho eu vou seguir depois da universidade?

Mediadora:

Elaine Oliveira Farias (Curso de Administração)

Convidados:

Fabiana Nogueira da Silva

Ivanilde de Sousa do Espírito Santo

Luis Santana Linhares;

§  20h40 às 22h - Painel - Tema: Qual a importância dos Instrumentos de Planejamento Público  (PPA, LDO e LOA) na vida dos cidadãos?

Mediadores

Carlos Carlos André Araújo de Macedo  e Sergio Souza de Jesus

Convidado:

Iranildo Ferreira Pereira

 

 

 

 


Públicos Alvo

Interno:

Docentes e Discentes dos cursos de administração e ciências contábeis da UFRA.


Externo:

Profissionais egressos da UFRA, outros profissionais interessados e a comunidade do entorno.



Membros da Equipe

  MARIA DE NAZARETH OLIVEIRA MACIEL
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  CARLA KELEN DE ANDRADE MORAES
Categoria: DOCENTE
Função : COMISSÃO GERAL ORGANIZADORA
  JAIME VIANA DE SOUSA
Categoria: DOCENTE
Função : COMISSÃO GERAL ORGANIZADORA

  TANY INGRID SAGREDO MARIN
Categoria: DOCENTE
Função : COMISSÃO GERAL ORGANIZADORA
  GEOVANA TAVARES SILVA
Categoria: EXTERNO
Função : COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA
  CARLOS ANDRE ARAUJO DE MACEDO
Categoria: EXTERNO
Função : MODERADOR

  RAIMUNDA MARIA DA LUZ SILVA
Categoria: DOCENTE
Função : COMISSÃO GERAL ORGANIZADORA
  ADRIANA MORAES DOS SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  LUCAS DA COSTA SOUZA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  SERGIO SOUZA DE JESUS
Categoria: EXTERNO
Função : MODERADOR
  EDUARDO FELIPE DE SOUSA BRITO
Categoria: EXTERNO
Função : COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA
  CRISTINA LAIS DOS SANTOS PINHEIRO
Categoria: EXTERNO
Função : MODERADOR

  ROSEMBERG MELO DE SOUZA
Categoria: EXTERNO
Função : COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA
  LUANN YAGO OLIVEIRA MACIEL
Categoria: EXTERNO
Função : ASSESSOR
  WILLIMES CORREA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  ELAINE OLIVEIRA FARIAS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa2.sigaa2 v4.12.8_1.0