Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
| Unidade Responsável: |
INSTITUTO CIBERESPACIAL - ICIBE (15.06.41) |
| Curso: |
LETRAS - PORTUGUÊS/ICIBE - BELÉM - LICENCIATURA PLENA |
| Código: |
LPBEL021 |
| Nome: |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LÍNGUA PORTUGUESA I |
| Carga Horária Teórica: |
102 h. |
| Carga Horária Prática: |
0 h. |
| Carga Horária de Ead: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
102 h. |
| Pré-Requisitos: |
|
| Co-Requisitos: |
|
| Equivalências: |
( LPBEL077 OU LPTMA102 )
|
| Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Horário Flexível da Turma: |
Sim |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Possui Subturmas: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Quantidade de Avaliações: |
3 |
| Ementa/Descrição: |
Estudo das principais teorias linguísticas que sustentam a prática da leitura de textos, a investigação e a discussão das
condições de produção, execução e recepção. Leitura, análise e interpretação de textos. A abordagem orientadora da
ação do professor. Texto e textualidade. Como avaliar a textualidade? Criação de ficha de avaliação. A escolarização da
leitura literária. A análise textual: as relações de produção e recepção. Métodos e avaliação de ensino da leitura.
Discussão sobre as avaliações nacionais e internacionais. Reflexão sobre os dados observados para identificação de
concepções, objetivos e situações-problema. Análise de estratégias metodológicas e elaboração de material didático
visando ao planejamento de um projeto integrado de ensino-aprendizado para o aprimoramento das habilidades de
leitor, objetivando ampliar a competência pedagógica do acadêmico |
|
|
|
|
|
|