UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA Belém, 27 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS (11.01.69.05)
Código: CF518
Nome: PRODUTOS FLORESTAIS
Carga Horária Teórica: 75 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 75 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Conceitos e classificações dos produtos florestais madeireiros e não madeireiros. Principais espécies e produtos obtidos. Importância econômica; utilização, produção e beneficiamento. Definições básicas da Dendrocronologia, formação e anatomia de anéis de crescimento seleção de áreas e espécies para estudos dendrocronológicos. Técnicas e equipamentos de coleta, preparação e medição de amostras de madeira.
Referências: CORADIN, L.; SIMINSKI, A.; REIS, R. (Org.). Espécies Nativas da Flora Brasileira de Valor Econômico Atual ou Potencial: Plantas do Futuro - Brasília: MMA, 2011. TRIPODI, A. Madeiras para marcenaria, carpintaria e artesanato. São Paulo: CTT, 2006. 88p. - IWAKIRI, S. Painéis de madeira reconstituída. Curitiba: FUPEF, 2005. 247p. BALZON, D. R.; SILVA, J. C. G. L.; SANTOS, A. J. Aspectos mercadológicos de produtos florestais não madeireiros: análise retrospectiva. Floresta, Curitiba, v.34, n.3, p. 363-371, 2004. SHANLEY, P.; PIERCE,A.; LAIRD,S. Além da madeira: a certificação de produtos florestais não-madeireiros. Bogor: CIFOR, 2006. 153p BAILLIE, M.G.L. (1995) A Slice Through Time: Dendrochronology and Precision Dating. Batsford, London, Pages 16 – 31; BORMANN, F.H. & G. BERlN (eds.). 1981. Age and Growth Rate of Tropical Trees: I'Jew Directions for Research. Yale Univ. School of Forestry & Environm. Studies, Bull. n° 94;

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