UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA Belém, 28 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (11.01.69.03)
Código: BOT684
Nome: METODOLOGIA DE ENSINO SUPERIOR
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DE ESTADO NA SUA RELAÇÃO COM A SOCIEDADE E A EDUCAÇÃO; ANALISAR O PAPEL DO ENSINO SUPERIOR NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO; DISCUTIR AS ÉTAPAS DE PLANEJAMENTO DIDÁTICO ESPECÍFICO E APLICADO A BOTÂNICA QUANTO AOS OBJETIVOS, ORGANIZAÇÃO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS, METODOLOGIA, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. AULA COMO INICIAÇÃO À PESQUISA. REFLEXÃO SOBRE A TRILOGIA: ENSINO-PESQUISA- EXTENSÃO.
Referências: ANGULO, L. M. V. EL PROFESOR COMO PROFESSIONAL: FORMACÍON Y DESAROLLO PERSONAL. GRANADA, ESPANHA. ED. DA UNIVERSIDADE DE GRANADA, 1990. ARAGÃO, R. M. R. ENSINO E AVALIAÇÃO. IN: ENSINO EM REVISTA, 3 (1): 75-79, JAN./DEZ.1994. ARAGÃO, R.M.R. REFLEXÕES SOBRE ENSINO, APRENDIZAGEM, CONHECIMENTO. SÃO PAULO: REVISTA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2 (3) : 7-12,1993 ARAGÃO, R. M. R. E SCHNETZLER. IMPORTÂNCIA, SENTIDO E CONTRIBUIÇÕES DE PESQUISAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, Nº 1, MAIO 1995. BACHELARD, G. O NOVO ESPIRITO CIENTÍFICO. TRAD. DE ANTÔNIO JOSÉ PINTO RIBEIRO. LISBOA: ED. 70, LTDA, 1996. BARBERÁ, O. E VALDÉS, P. EL TRABAJO PRÁCTICO EN LA ENSEFIANZA DE LAS CIENCIAS: UNA REVISION. IN: ENSEFIANZA DE LAS CIENCIAS, 1996, 14 ( 3) , 365-379. BERBEL, N.A. METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS. SÃO PAULO: SUMMUS, 1995. CARVALHO, A. M. P. DE E GIL-PÉREZ, D. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. SP: CORTEZ, 1993. CHALMERS, A.F. O QUE É CIÊNCIA AFINAL? SÂO PAULO: BRASILIENSE, 1993 COLL, C ET EL EL. EL CONSTRUCTIVISMO EN EL AULA.BARCELONA: GRAÓ, 1995 CUNHA, M.E. O BOM PROFESSOR E SUA PRÁTICA. CAMPINAS: PAPIRUS, 1989. FRIZZO, M. N. A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR PELA PESQUISA E INTERAÇÃO COM A ESCOLA. ESPAÇOS DA ESCOLA, Nº 31. IJUÍ. ED. UNIJUÍ, JAN/1999 (31-42).GALIAZZI, M. DO C. PROFESSOR-PESQUISADOR: É PRECISO MUDAR DE PARADIGMA. IN: CIÊNCIA, ÉTICA E CULTURA. SÃO LEOPOLDO/RS. ED. UNISINOS, 1998. GILBERT, J. THE CONSTRUCTION IN RECONSTRUCTION OF OF THE CONCEPT OF THE REFLECTIVE PRACTITIONER IN THE DISCOURSES OF TEACHER PROFESSIONAL DEVELOPMENT. IN INTERNATIONAL JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION UK, VOL16, Nº 5, 511-522, SET-OUT 94. HODSON, D. HACIA UN ENFOQUE MÁS CRÍTICO DEL TRABAJO DE LABORATÓRIO. IN ENSEFIANZA DE LAS CIENCIAS,1994, 12(3), 229-313. HODSON, D. UMA VISÃO CRÍTICA EM RELAÇÃO AO TRABALHO PRÁTICO NAS AULAS DE CIÊNCIAS. SCHOO SCIENCEL REVIEW. V. 71, NO 256. TRAD. ANDRÉA HORTA MACHADO.KRASILCHIK, M. O PROFESSOR E O CURRÍCULO DAS CIÊNCIAS. SÃO PAULO: EPU, 1987 MALDANER, O. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ENSINO-PESQUISA NA ESCOLA. CAMPINAS/SP. FE/UNICAMP, 1997. (TESE DE DOUTORADO) MALDANER, O. O PROFESSOR PESQUISADOR: UMA NOVA COMPREENSÃO DP TRABALHO DOCENTE. ESPAÇOS DA ESCOLA, EDITORA UNIJUÍ ANO 4, Nº 31. JAN-MAR 1999. ( 5-14) MALDANER, O. E SCHNETZLER, R. A NECESSÁRIA CONJUGAÇÃO DA PESQUISA E DO ENSINO NA FORMAÇÃO DE EDUCAÇÃO. SÃO LEOPOLDO/RS: AAS ABORDAGENS DO PROCESSO. SÃO PAULO: EPU, 1986. MORIN, E. CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA. TRAD. PORTUGUESA DE MARIA GABRIELA DE BRAGANÇA E MARIA DA GRAÇA PINHÃO. PORTUGAL: PUBLICAÇÕES EUROPA-AMÉRICA, LTDA, 1994. MORIN, E INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO COMPLEXO. LISBOA: INSTITUTO PIget, 1995. PÉREZ-GOMES, A. O PENSAMENTO PRÁTICO DO PROFESSOR: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR COMO PROFISSIONAL REFLEXIVO. IN: NÓVOA, A. (COORD). OS PROFESSORES E A SUA FORMAÇÃO. LISBOA: D. QUIXOTE, 1995. PERRENOUD, P. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: PROFISSÃO DOCENTE E FORMAÇÃO. PERSPECTIVAS SOCIOLO. LISBOA: D. QUIXOTE,1993 SCHNETZLER, R. CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E ENSINO DE CIÊNCIAS. EM ABERTO, 11 (55) JUL/SET,1993. STENHOUSE, L. LA INVESTIGACIÓN COMO BASE DE LA ENSEFIANZA. TRAD. GUILLERMO SOLANA. ED MORATA, 1993. ZEICHNER, K. M. A FORMAÇÃO REFLEXIVA DE PROFESSORES: IDÉIAS E PRÁTICAS. LISBOA: EDUCA PROFESSOR, 1993.

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