Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
CAMPUS DE TOMÉ-AÇU (15.30.34.03.09) |
Código: |
LPTMA212 |
Nome: |
ESTUDO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA |
Carga Horária Teórica: |
15 h. |
Carga Horária Prática: |
15 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
30 h. |
Pré-Requisitos: |
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
( LPTMA129 OU LPFPG129 )
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
3 |
Ementa/Descrição: |
Reflexão sobre as relações raciais no Brasil. Desigualdade social e racial na sociedade
brasileira: relações e implicações. A Questão Racial e o movimento negro. Identidade Étnica
e Etnia. Reflexão sobre aspectos da realidade escolar brasileira, do ponto de vista das
desigualdades presentes desde a formação de nosso sistema educacional. A importância da
educação das relações étnico-raciais para o ensino de história e cultura afro-brasileira,
africana e indígena. As cotas nas Universidades: debates atuais. A escola e a diversidade;
relações raciais na escola e respeito à pluralidade. Educação Quilombola. Educação
Indígena. |
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