Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
CAMPUS DE TOMÉ-AÇU (15.30.34.03.09) |
Código: |
LPTMA185 |
Nome: |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LÍNGUA PORTUGUESA I |
Carga Horária Teórica: |
45 h. |
Carga Horária Prática: |
15 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
( LPTMA102 OU LPFPG102 )
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
3 |
Ementa/Descrição: |
Estudo das principais teorias linguísticas que sustentam a prática da leitura de textos, a
investigação e a discussão das condições de produção, execução e recepção com os alunos
do Ensino Fundamental regular e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Leitura, análise e
interpretação de textos. A abordagem orientadora da ação do professor. Texto e textualidade.
Como avaliar a textualidade? Criação de ficha de avaliação. A escolarização da leitura
literária. A análise textual: as relações de produção e recepção. Métodos e avaliação de
ensino da leitura. Discussão sobre as avaliações nacionais e internacionais. Reflexão sobre
os dados observados para identificação de concepções, objetivos e situações-problema.
Análise de estratégias metodológicas e elaboração de material didático visando ao
planejamento de um projeto integrado de ensino-aprendizado para o aprimoramento das
habilidades de leitor, objetivando ampliar a competência pedagógica do acadêmico. |
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