Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
PROJETO FORMA PARÁ: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM NÍVEL SUPERIOR NO ESTADO DO PARÁ (15.06.43.28) |
Código: |
LPFPSCA054 |
Nome: |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LÍNGUA PORTUGUESA II |
Carga Horária Teórica: |
17 h. |
Carga Horária Prática: |
51 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
68 h. |
Pré-Requisitos: |
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
LPTMA109
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
3 |
Ementa/Descrição: |
Estudo das principais teorias linguísticas que sustentam a prática da leitura de textos, a
investigação e a discussão das condições de produção, execução e recepção com os alunos
do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Leitura, análise e interpretação
de textos. A abordagem orientadora da ação do professor. Texto e textualidade. Como avaliar
a textualidade. Criação de ficha de avaliação. A escolarização da leitura literária. A análise
textual: as relações de produção e recepção. Métodos e avaliação de ensino da leitura.
Discussão sobre as avaliações nacionais e internacionais. Reflexão sobre os dados
observados para identificação de concepções, objetivos e situações-problema. Análise de
estratégias metodológicas e elaboração de material didático visando ao planejamento de um
projeto integrado de ensino-aprendizagem para o aprimoramento das habilidades de leitor,
objetivando ampliar a competência pedagógica do acadêmico. |
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